domingo, 13 de outubro de 2013

#1 Donkey Kong 2 !

O Jogo


Ah sim ! Não podia ser diferente, não podia. A primeira revisão minha, tinha de ser esta, tinha de ser assim. Senhoras e senhores, com vocês , o belíssimo Donkey Kong Country 2 !







Este "simples" jogo da Rare e desenvolvido pela Nintendo marcou épocas e vidas, com sua trilha sonora magnífica e seus gráficos espetaculares (Pela época, é claro) conseguiu deixar sua marca em mim. Quem nunca ficou parado em uma fase apenas para escutar a música ? Quem nunca ficou morrendo de raiva em morrer por coisas simples ? Quem nunca culpou o controle ?


Estas coisas e mais que deixaram a marca de DK2. Lembro-me que ficava jogando por horas e horas, chegava em casa correndo para jogar. Não me importava quantas vezes tinha morrido, quantas vidas me sobravam, eu continuava a joga-lo. Senti uma vontade enorme de jogar esta obra de arte por esses dias atrás, e até digo, que este me inspirou a fazer este blog.

Bom, antes que eu comece com o meu "achismo" , comecemos a falar do jogo !

O jogo já começa com esta linda abertura (Quando o cartucho não funcionava, você ficava torcendo pra ouvir o som da Rare que eu sei ahahahah), obviamente inspirada em piratas, que é a temática do jogo.



As primeiras fases são legais, fáceis e divertidas. Você passa pelo primeiro mundo pensando que o jogo será fácil, e que será repetitivo... MAS AI VEM O FUCKING SEGUNDO MAPA, aumentando a dificuldade do jogo drasticamente e te fazendo morrer várias vezes. Mas pera pera, tudo isso compensa... por que ?

Por isso, meus caros :



Conhecemos um grande mascote (E o meu favorito) de Donkey Kong, Squiter, vulgo "Arainha". Lembro que passava a fase toda por cima da tela caminhando pelas teias hahahaha. E o cenário, muito belo e empolgante, você também podia ouvir a lava borbulhando, deixando um ambiente muito legal, e realmente te deixava no clima de um vulcão. Esse segundo mapa tem muitas fases legais (E um pouco difíceis) , mas nada que te faça parar de jogar ou desanimar.

E então vem ele, aquele que só de falar te lembra da trilha sonora, e da dificuldade... O terceiro mapa, Krem Quay.

Impossível alguém ter jogado DK2 e não lembrar desse mapa, em minha humilde opinião, o mais nostálgico e o mais gostoso de se jogar. Por que ? Talvez pela música, pelo cenário, não sei ! Mas é incrível o trabalho que fizeram nessa parte. Com os malditos inimigos te atrapalhando, e o pântano te fazendo morrer se errasse 1 segundo do tempo, eu amava e odiava chegar nesta parte. Amava, porque amava ficar escutando a trilha sonora, e odiava, porque não conseguia passar das fases, então eu tinha que chamar o meu pai pra me ajudar hahahahah (E às vezes nem ele conseguia passar.)


A primeira fase do mapa que me chamou atenção foi essa, que já me mostrou de cara, que DK2 diferente de muitos outros jogos de plataforma, sabia incrementar a jogabilidade, ir além dos pulos e desvios. Você era acompanhado na fase por um peixe lanterna, que te ajudava a enxergar na escuridão (Não se engane, você ainda continuava sem ver quase nada da fase, tanto que nunca consegui fazer tudo nela.) em certas partes do mapa.



Nada de muito difícil, com uma habilidadezinha e prática você conseguia passar. Algumas fases depois vinha essa fase :


Essa sim era o meu pesadelo ! Maldita fase ! Se você errasse o tempo de 1 segundo, você caia e morria. Tinha vezes, que você tinha que pular em várias libélulas para chegar na outra vareta, isso claro... COM AS MALDITAS VOANDO PRA LÁ E PRA CÁ.

E então, chegávamos a essa fase:



Logo no começo, você entrava no barril, e se transformava em Rattly, a cobrinha do jogo. A música de fundo era muito legal, a lá Cabaret. A música fazia você correr mais ainda, e praticamente entrar na diversão do jogo. A fase em si é um pouco complicada , porque as vezes o pulo não ia alto o suficiente, mas nada o que complicasse sua vida. O cenário é de um barco afundado no pântano, com um mar... bem... pelo visto o barco era um carregamento de Tang limão.

E então... ah sim... chegávamos a essa belíssima, linda e maravilhosa... FASE FILHA DA MÃE BENZIDA PELO CAPETA E BANIDA POR ESTE DE TÃO DIFICIL. Me desculpem mas, me recuso a falar dela, irei passar raiva ! Tantas vidas perdidas, tantos sonhos destruídos ... (E controles também...)



AGORA PAREM TUDO QUE VOCÊS ESTIVEREM FAZENDO.

Peguem um cachimbo, um monóculo e uma cartola e apreciem, a melhor, e a mais linda trilha sonora que de Donkey Kong 2 :




Meu Deus do céu ! Santo David Wise ! Meus parabéns, minhas congratulações e tudo que eu tenho pra você. Essa música... ah ... só ela valia o jogo todo, se o jogo fosse ficar parado e ouvindo essa música, eu jogava. Me digam se essa música não toca sua criança interior, como se tivesse a puxando pela mão e a olhando nos olhos ? Para mim, a música mais nostálgica do Snes... Ainda com esse fundo bem produzido, e a jogabilidade da fase também, deixou sua marca no coração de toda criança dos anos 2000. Talvez seja, a lembrança dessa música que me fez ter a vontade de jogar este jogo mais uma vez. Mas continuemos, antes que eu escreva uma postagem apenas com o quanto eu amo esta fase.

Você passa pelo chefão (Que é bem fácil por sinal),e chega ao terceiro mapa. Não há muitas fases difíceis, com prática e paciência é fácil de se passar. A parte mais legal é a montanha russa, com toda certeza, bem legal o que fizeram mudando a jogabilidade do jogo e a velocidade para mais rápida.



Não há muito o que comentar sobre o mapa, então passemos para o próximo, que eu considero bem difícil também, o mapa assombrado Gloomy Gulch. Não vou falar muito sobre os próximos 2 mapas, porque é muita coisa... (Mentira, é porque esqueci de tirar Screenshots das fases ;-; ) 

Logo de cara vemos uma fase igual as outras, mas com novos inimigos, e com um nível mais alto de dificuldade. Já a segunda fase, é uma montanha russa normal... Mentira, é uma merda de uma montanha russa com fantasmas correndo atrás de você querendo te estuprar enquanto o que te salva são barris com + ou - , que aumentam ou diminuem seu tempo, e se você errar sequer 1 deles... bem ... já era :)



Algumas fases aqui e ali, você enfrenta o chefão (Que é o fantasma do primeiro), e você passa, com dificuldade mas passa.

Logo o último mapa, a decisão, aquele frio na barriga de "Ai meu Deus to quase", K.Rool's Keep. Incrivelmente, não é tão difícil as fases, nada do que você não tenha visto. Então , só um destaque para estas fases :


Bem legalzinha de se passar, e com um novo uso para Clapper, a foca que te ajuda a passar a fase. E esta:


Difícil pra caramba pois é constituída de 3 partes, uma com a cobra, outra com o papagaio, e uma sem... e você tem que ficar pulando, desviando dos inimigos, fugindo da lava, e acertando o tempo em 100% do mapa ... :)

Depois que você vai enfrentar o chefe final, ele foge e vai para o dirigível dele, então você sobe na cordinha... e .... CHEGA EM OUTRO MAPA, é o momento que você joga os braços pra trás e diz... Mais ? :(

Aqui você aposta uma corrida com outro papagaio na única fase pré-chefe. E então, chega ele, o chefe... O monstro sanguinário com presas afiadas e musculoso, diabólico e malvado que conseguiu raptar um gorila maromba ... NÃO, é só um crocodilo gordo com um canhão que prendeu o Donkey Kong em uma cordinha fina uahuaheauha Me desculpem, mas essa eu tive que apontar.


Brincadeiras a parte, ele até que é complicado, pois você tem que ficar desviando dos ataques que ele disparar, desde espinhos, até nuvens tóxicas... Depois de 3 sequências, Donkey Kong se solta e o atira pra fora do dirigível, e assim, termina o jogo. 

MAS, antes disso, vem o Cranky Kong, falando o quão Noob você é, e que se fosse ele, ele teria resgatado o DK em um piscar de olhos e com 100% do jogo hahahahha

Considerações Finais 

Donkey Kong 2 realmente é um jogo que marcou gerações e que teve grande participação e importância para o mundo dos jogos. Recomendo esta obra de arte para todos os amantes da arte de jogar, e para todos os que não tiveram a experiência de joga-lo. Em alguns pontos, o jogo teve falhas sim, mas são tantos positivos que até nos esquecemos das falhas. Você papai que gosta de aproveitar o tempo com seu filho, não perca tempo, jogue com o seu pequeno do lado, vai proporcionar várias risadas e criar uma intimidade ainda maior.

Então é isso meu povo, desculpem os erros cometidos por mim durante essa revisão, e até se falei algo errado, pretendo melhorar muito mais. Digam o que vocês acharam ! Comentem, o jogo foi marcante para vocês ? Alguma curiosidade ? Fiquem na paz de Deus, e acompanhem o blog, que terá várias novidades. É isso, até a próxima !




Ei psiu, você que ainda não jogou DK2, vá logo jogar !



Esta revisão foi feita por Victor Mendes.
Emulador usado : Zsnes 1.51
Todos os Screenshots tirados por mim.
Jogado usando um controle sem fio da NeoWi-fi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário